( O que toda mulher devia saber...inclusive...EU!)
Ele simplesmente não está a fim de você! Entenda os homens sem desculpas...
· A maioria dos homens gosta de conquistar as mulheres. Especialmente quando a caça é demorada.
· A maioria dos homens diz o que acha que você quer ouvir.
· Eles nunca estão ocupados demais para conseguirem o que querem, talvez não tinha o interesse suficiente. “Um homem precisa ter suas prioridades”, e nunca estão ocupados para uma mulher que realmente estão a fim.
· Será que existem homens tão ocupados ou passando por algo tão horrível que o impeça de se envolver com alguém? Sim, mas são considerados aberrações da natureza.
· Se o cara gosta realmente de você, mas precisa ir devagar por motivos pessoais, ele explicará isso pra você imediatamente... Porque quer ter certeza que você não vai desistir dele.
· O medo da intimidade não impede um cara de entrar num relacionamento. “Eu não quero ter um relacionamento sério” significa “Eu não quero ter um relacionamento sério com você e não tenho certeza se você é a mulher certa pra mim!”.
· Alguns homens simplesmente não vão sentir atração por você. Eles dizem que estão com medo, magoados, cansados, machucados, doentes... Para não magoá-la.
· Ele pode até estar deixando o tempo passar, com a esperança de vir a ter sentimentos mais profundos por você. Então vá conhecer alguém e não desperdice seu tempo!
· Um homem que está realmente a fim de você vai querer você só pra ele.· Quando os homens gostam das mulheres eles as convidam para sair.
· Se um homem diz que não pode ser monogâmico, você deve acreditar nele.
· Trair fica mais fácil a cada traição.· Se estivesse a fim de você, falar contigo seria uma benção mesmo num dia infernal.
· Se ele gostou de você, vai lembrar de você mesmo depois da tsunami.
· Se “ele não liga nunca”, isso não é afetuoso, nem atencioso e muito menos gentil.
· Lembre que os atos falam muito mais alto do que “o celular que nunca funciona no lugar onde ele está”.
· Ele deveria respeitar a sua necessidade de comunicação e gostar de você o bastante para telefonar, nem que fosse só pela certeza de saber que isso a faria feliz.
· Apenas dormir com você basicamente o isenta de qualquer responsabilidade em relação aos seus sentimentos. É legal fazer sexo com alguém que você conhece, mas esta estória confunde tudo...
· A palavra “amiga” pode ser usada como desculpa. Amigos não nos fazem chorar.
· Se ele dá esperanças e depois não cumpre as pequenas promessas, fará o mesmo com as grandes. Cuidado, ele não vê nenhum problema em decepcionar você!
· Não se deve acreditar em tudo o que um cara diz quando está de porre.
· Vocês merecem não apenas um namorado afetuoso e atencioso, mas, principalmente, um namorado afetuoso, atencioso e sóbrio.
· Ele está sempre chapado quando está com você. Isso realmente significa que ele gosta mais de você quando percebe menos a sua presença.
· Há diversos comportamentos que podem ser considerados abusivos e violentos, sem ter de incluir surras ou pancadas na cabeça. São os gritos, humilhação em público ou fazer o outro se sentir gordo e feio.
· É difícil achar que merecemos amor quando alguém se esforça o tempo para nos convencer que não valemos nada.
· Você pode levar mais tempo para encontrar a sua auto-estima perdida do que um namorado.
· Você merece alguém que possa ser legal com você o tempo todo. E, você deve ser legal com ele também.
· Se o seu homem está usando o dinheiro como desculpa, o que está inseguro é o relacionamento de vocês, não a conta bancária dele.
· Ele ainda não tem certeza se você é a mulher certa para ele, talvez depois de dez anos ele perceba que ainda não está preparado para se casar.
· Ele é casado, independente do quanto o casamento dele é uma bomba, ou do monstro que a mulher dele é, obviamente não é tão ruim assim, se não ele já teria caído fora.
· Se você quer amar e ser amada e acha que encontrou o seu amor só que ele é casado, não ignore este fato. Há coisas demais em jogo para todas as pessoas envolvidas... Deixe que o cara dê um jeito na própria vida. E, não fique aí sentada com a sua vida suspensa e sem receber o que quer e merece.
· Se ele estiver realmente a fim de você, vai superar o problema rapidinho e tratar de não perdê-la. Ou dirá que não é capaz de satisfazê-la. No momento que ele estiver pronto sairá correndo para encontrá-la, se você for para ele uma pessoas que não se esquece facilmente.
· Trate de encontrar um namoro que valha a pena ser vivido em alto e bom som.
· Não gaste seu tempo e nem entregue seu coração para um cara que faça você ter dúvidas relacionadas ao que ele sente por você.
· Ele pode não ter escrito nenhum bilhete de despedida, mas o silêncio dele é um “adeus” ensurdecedor.
domingo, janeiro 29, 2006
terça-feira, janeiro 24, 2006
A GALINHA DOS OVOS DE OURO !!!!
VOCÊ TEM UM FURÚNCULO?
Rubem Alves
Há um ditado Zen que diz: "Nunca mostres o teu poema a um não poeta." Você me enviou os seus poemas. Isso quer dizer que você me considera um poeta. Mas eu mesmo não sei se sou poeta. Sei que escrevo poeticamente, porque brinco com imagens, sons e ritmos. Mas um poema nunca me pediu que o escrevesse. Régis de Moraes, amigo meu poeta, disse-me que quando há dentro dele um poema para ser escrito ele se sente como uma galinha que tem um ovo para ser botado. Eu nunca senti isso.
Você me enviou os seus poemas desejando que eu os leia. Nada mais justo: quem escreve deseja ser lido. Mas mais do que isso: você deseja que eu goste dos seus poemas. E que eu diga: "Você é um poeta! Merece ser publicado!" Está certo: quem escreve deseja que seus textos sejam transformados em livro.
Houve uma só vez, em toda a minha vida, em que lutei para que um livro de poemas fosse publicado. A Maria Antônia era minha aluna na UNICAMP. Tinha - e ainda tem - uma carinha de menina travessa. Acho que vai morrer com ela, a carinha travessa... Me deu um livrinho artesanal, Fogo-Pagô, com essa dedicatória: "Rubem: eu acho você engraçado e gosto de você e fico desejando que você leia esse livro e ache alguma graça nele. 1 abraço. Maria Antônia.
15.04.82." Amanhã completa 20 anos. Ela não foi a primeira mulher a me achar engraçado. Quando fui professor visitante no Union Theological Seminary (New York, 1971) meus alunos começaram a vir ao meu escritório, na véspera da minha volta ao Brasil, para se despedirem.
Chegou uma jovem, longos cabelos ruivos, sardenta. Olhou-me nos olhos e disse: "Sonhei com você..." Sorri, imaginando o que ela teria sonhado. "Sonhei que você era um palhaço..." Aí meu sorriso virou riso: ela havia entendido. Sou palhaço. E estou em boa companhia: no final de um dos seus poema Nietzsche disse que ele era apenas um palhaço, apenas um poeta... O fato é que o rosto de menina travessa e o fato de ela me haver achado engraçado me seduziram.
"Fogo-pagô canta manso e triste/ fazendo eco no fundo da gente/ encavalando alegria e agonia,/ que daí ficam disputando entre si/ prá reinarem no peito..." Foi amor à primeira vista porque o poema dela chamou pelo nome certo o canto que eu ouvia sempre no meu peito... Depois ela escreveu outros. Um deles eu batizei e prefaciei, Ceriguela.
Até que, indignado com a dificuldade que têm os poetas para publicar seus poemas, batalhei com o pessoal da Papirus e eles também sentiram o que eu sentia e publicaram o Terra de formigueiro.
Mas não me julgo em condições de avaliar poemas. Eu não sou poeta. Assim, faltam-me as credenciais. E o pior: falta-me tempo. A Natália, minha assessora, comentou dias atrás que, se eu fosse ler todos os textos que me são enviados para serem apreciados eu teria que abandonar tudo o que faço, deixar de escrever minhas coisas, e ler sem parar, 24 horas por dia, e ainda assim eu não daria conta... Razão por que eu nem mais aceito convites para participar de bancas de tese. O tempo não dá! O tempo não dá!
O Drummond se viu em situação idêntica e até escreveu um texto bravo com o título Apelo aos meus dessemelhantes em favor da paz. Não, não era a paz mundial. Era a paz dele... Ele também não dava conta. Ele só queria ter tempo para escrever as coisas dele e ler os livros que quisesse...
Lamento mas minha prioridade de vida é botar os meus ovos, escrever as coisas que me dóem. Igual a um furúnculo... Você já teve furúnculo? Incha, fica vermelho, lateja, dói, forma aquele ponto amarelo de pus. Tem de ser espremido. Dói para ser espremido. Mas é só através da dor do espremer que ele pára de doer. Escrever é assim. Um texto a ser escrito é um furúnculo que dói.
Os seus poemas dóem em você? Ficam atormentando você, pedindo para ser escritos? Ou são simples coceiras? Só se meta a ser poeta se seus poemas doerem muito... Escrever poesia é um ofício terrível. Primeiro porque há poetas gigantescos como Fernando Pessoa, Hilda Hilst, Cecília Meireles. Segundo, porque é muito difícil que as editoras publiquem livros de poemas. Poesia, com raríssimas exceções, é mau negócio. Dá prejuízo.
Seus poemas nascem de inspiração? Leia atentamente essa precisa descrição da experiência da inspiração, feita por Nietzsche e, honestamente, diga se esse é o seu caso. "Será que alguém, ao final do século dezenove, tem uma idéia clara daquilo a que os poetas das eras fortes chamaram pelo nome de inspiração?
Se não, vou descrevê-la. Repentinamente, com certeza e sutileza indescritíveis, algo se torna visível, audível, algo que nos sacode em nossas últimas profundezas e nos lança por terra... A gente não busca; ouve. Não pede ou dá; aceita. Como um relâmpago, um pensamento se ilumina de forma irresistível, sem hesitações com respeito à sua forma. Eu nunca tive qualquer escolha! Tudo acontece de forma involuntária no mais alto grau, mas como uma onda enorme de liberdade, um sentimento de algo absoluto, de poder, de divindade." É assim que acontece com você?
Se é assim que acontece com você, então, vale a pena prosseguir. Não pelos livros que você venha a publicar, mas pela simples alegria de... botar o seu ovo... Mas é preciso honestidade para distinguir entre furúnculos e coceiras...
Se é assim que acontece com você, então, vale a pena prosseguir. Não pelos livros que você venha a publicar, mas pela simples alegria de... botar o seu ovo... Mas é preciso honestidade para distinguir entre furúnculos e coceiras...
O que melhor posso fazer é dar a você, e a todos os que amam poesia, algumas sugestões.
Leia, em primeiro lugar, o maravilhoso livro de Rainer Maria Rilke Cartas a um jovem poeta. São cartas de enorme delicadeza, sensibilidade e honestidade. Rilke as escreveu a um jovem que lhe enviara poemas de sua autoria, pedindo que o poeta desse a sua opinião. Que tempo maravilhoso aquele, quando o tempo andava devagar, e havia tempo para se escrever longas cartas em papel, com tinta, caneta, mataborrão, envelope, selo e caminhadas até o correio... Tempo feliz aquele, quando a chegada do carteiro era um evento grave, pois se sabia que cartas eram, sempre, portadoras do essencial.
Leia, depois, o Manoel de Barros, poeta matogrossense... Livro sobre nada, Livro de pré-coisas, Arranjos para assobio, O livro das ignorãnças... O Manoel de Barros é mestre de aforismos, afirmações curtas, marteladas na cabeça de um prego, que desarrumam o arrumado e fazem pensar. "Palavra poética tem que chegar ao grau de brinquedo para ser séria". "A terapia literária consiste em desarrumar a linguagem a ponto que ela expresse nossos mais fundos desejos." "Melhor que nomear é aludir. Verso não precisa dar noção." "Tem mais presença em mim o que me falta." "Quem acumula muita informação perde o condão de adivinhar." "Eu queria avançar para o começo. Chegar ao acriançamento das palavras." "Deus deu forma. Os artistas desformam. É preciso desformar o mundo: Tirar da natureza as naturalidades. Fazer cavalo verde, por exemplo. Fazer noiva camponesa voar - como em Chagall..."
E ler, bovinamente, ruminantemente, em voz alta, os poetas... É preciso ler em voz alta. Poesia não é pensamento. É música. Você sabe ler? Claro: eu sei que você sabe ler... Mas não é isso que estou perguntando. Estou perguntando se, ao ler, suas palavras fazem música. E os seus poemas? Que música fazem eles? Leia Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Fernando Pessoa, Mário Quintana, Adélia Prado, Cecília Meireles, Hilda Hilst, Chico Buarque, Vinícius...
Para terminar, vou transcrever o que Rilke escreveu ao término de sua primeira carta: "Mas talvez se dê o caso de ter o senhor de renunciar a se tornar poeta. Basta sentir que poderia viver sem escrever para não mais se ter o direito de fazê-lo...
Dedico este poste:
- À mim mesma que não tinha o que postar...e, como uma "estagiária escritora" e graduanda em Letras Literaturas/ Russo...precisáva deste puchão de orelha "literal".
- Ao meu MENTOR BLOGUEIRO: Sr. La-me-tá-vél ( até um mentor fica tempos sem colocar um ovo!)
- A todos que um dia ficaram como eu...sem ter o que escrever ou até falar...
- E, PRINCIPALMENTE, ao meu ódio por Nietzsche, que apesar disso tem me perseguido desde o meu 10 com louvor na faculdade quando "analisei a sua obra"!
___________________________________________________________
PS: Prometo postar o motivo da minha falta de inspiração...ou de ovo!
quarta-feira, janeiro 18, 2006
Ontem...Hoje...Amanhã...E SEMPRE!
“Quaisquer que sejam as circunstâncias, a vida nunca está judiando de você, e sim o ajudando a se desenvolver”.
Meu coração é pequeno demais pra guardar tanto amor...
Desculpa por não ter chorado hoje! Talvez até o final eu ainda chore...Se é que existe um final...
Continuo te amando e irei eternamente. Mesmo estando onde vc está, e eu aqui sozinha! Longe fisicamente, mas isso nunca será o motivo pra vc deixar de ser parte de mim...
Sinto-te ainda, é só fechar os olhos e vc vem...Tão graciosa...
Eu trocaria tudo pelo seu sorriso, e som da sua voz que eu nunca escutei...as palavras que vc nunca pode me dizer...
Faz tanto tempo...Sim, eu estava em coma desde que vc se foi...e... Os Anjos entreolham-se espantados quando alguém - ao voltar a si da vida - acaso lhes indaga que horas são...Já disse nosso gauchinho Quintana!
Você caiu do céu, um Anjo LINDO que apareceu...Com olhos de cristal...Enfeitiçou-me...Eu nunca vi (ou senti) nada igual...De repente, você surgiu na minha frente...Luz cintilante...Estrela em forma de gente...Invasora do planeta Amor...Você me conquistou!
Pra renovar o meu ser faltava mesmo chegar você...ASSIM SEM ME AVISAR!
Cinco anos.Quem diria...Feliz Aniversário! Mesmo que seja da onde você está...
O presente? Quem me deu foi você...E, é você! De hoje em diante, não me traga mais uma nuvem negra da tempestade, mas um lindo raio de sol dentre as nuvens! Porque é assim que eu te vejo agora...Até o diga em que possamos estar juntas de novo!
Agora, “Para sempre é muito tempo. O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo”. ( Mário Quintana )
Mas um dia, o nosso pra sempre será eterno e se perderá no tempo e no espaço, juntas!
Meu coração é pequeno demais pra guardar tanto amor...
Desculpa por não ter chorado hoje! Talvez até o final eu ainda chore...Se é que existe um final...
Continuo te amando e irei eternamente. Mesmo estando onde vc está, e eu aqui sozinha! Longe fisicamente, mas isso nunca será o motivo pra vc deixar de ser parte de mim...
Sinto-te ainda, é só fechar os olhos e vc vem...Tão graciosa...
Eu trocaria tudo pelo seu sorriso, e som da sua voz que eu nunca escutei...as palavras que vc nunca pode me dizer...
Faz tanto tempo...Sim, eu estava em coma desde que vc se foi...e... Os Anjos entreolham-se espantados quando alguém - ao voltar a si da vida - acaso lhes indaga que horas são...Já disse nosso gauchinho Quintana!
Você caiu do céu, um Anjo LINDO que apareceu...Com olhos de cristal...Enfeitiçou-me...Eu nunca vi (ou senti) nada igual...De repente, você surgiu na minha frente...Luz cintilante...Estrela em forma de gente...Invasora do planeta Amor...Você me conquistou!
Pra renovar o meu ser faltava mesmo chegar você...ASSIM SEM ME AVISAR!
Cinco anos.Quem diria...Feliz Aniversário! Mesmo que seja da onde você está...
O presente? Quem me deu foi você...E, é você! De hoje em diante, não me traga mais uma nuvem negra da tempestade, mas um lindo raio de sol dentre as nuvens! Porque é assim que eu te vejo agora...Até o diga em que possamos estar juntas de novo!
Agora, “Para sempre é muito tempo. O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo”. ( Mário Quintana )
Mas um dia, o nosso pra sempre será eterno e se perderá no tempo e no espaço, juntas!
“O filho é o nosso coração que sai para outro corpo”. (Afrânio Peixoto)
segunda-feira, janeiro 09, 2006
Xô! Coisa ruim...
O EXORCISMO
Unplugged
Hoje, exorcisei um mau espírito! Sim, sei que precisarei de mais sessões com direito a água-benta, crucifixos, padres, cabeças girando e muito latim...Mas senti a casa mais leve!
Consegui, depois de quase um ano e meio ouvir aquelas músicas que até então eram consideradas “aquelas-cuja-as-músicas–não-podemos-cantar”, por toda a carga de lembrança trazida do mundo deixado pra trás. Hoje elas fluíram numa boa!
Em total harmonia e no tom! Teve até um gostinho de mensagem... Is she perverted like me? Would she go down on you in a theater? Does she speak eloquently? And would she have your baby? Sabe! Coisas que você deveria saber!
Como deve ser isso em Latim? Sabe! Só para usar no exorcismo!
E não foi só a “Madre Morissette” que estava presente, mas o incenso também. Aquele que não era mais acendido! Hoje foi. Fazia parte do ritual do sacrifício para que o mal espírito fosse embora...
É, ainda haverá muitas outras coisas a serem EXORCISADAS, mas pra este inicio de ano, até que os filmes da minha cinemateca estão com boas pré-estréias (afinal, mais um filme na direção da minha vida).
Com trilha sonora Unplugged, e eu totalmente desconectada, assim sigo com seções lotadas rumo ao Emmy e ao Oscar.
Mas, E se fosse você? Qual filme você viveria agora?
_______________________________________________________
PS.: Até a presente data, outros maus espíritos quiseram me assombrar...
Sai de retro!
Volta de onde vc veio...
terça-feira, janeiro 03, 2006
Agenda de 2006
Adubando o Jardim em 2006
"A vida é o que acontece com você, enquanto você faz planos pra ela...”.
(John Lennon)
Ano-novo, vida nova, novos planos...
Começar uma dieta, arrumar um emprego, me dedicar mais ao estudo da língua russa (deixada pra trás por preguiça...), voltar a malhar, voltar pra dança do ventre, esquecer o passado, resolver todas as pendências acumuladas por anos...
No dia 1º de Janeiro, minha amiga (que é toda cronometrada!) me perguntou durante o almoço, o que faríamos depois.
E eu, a princípio, me deixei levar por uma agenda de compromissos que havíamos acabado de criar e que se tornara inadiável.
Compromisso? Inadiável? Algo que há minutos atrás nem existia?
Enquanto isso, na minha frente uma deliciosa bacalhoada! E, ao pensar no próximo minuto, o sabor único do meu momento com a bacalhoada perdia-se na lembrança que talvez ficaria.
Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa) dizia que comer uma maçã era simplesmente comer uma maçã!
Aproveitar o momento! Não estar à frente, quando se tem o agora pra viver, sentir, perceber...E “comer”! Carpe Diem!
Nesta “virada de ano” parei de me preocupar!
Parei de fazer planos, pois eles quando fracassados nos fazem sentir derrotados. Deixei “a vida me levar” para onde ela quiser ir...
E estou no meu momento! Eu simplesmente vivo! E, olha que tem seu efeito! Minha ansiedade foi embora, meu medo do amanhã também! As coisas têm acontecido!
As pessoas me perguntam: “Quais são seus planos para 2006?” E eu digo que “é não correr atrás das borboletas, mais cuidar do meu jardim para que elas venham até mim”. Este pensamento de Mário Quintana tem me feito pensar e mudar.
"A vida é o que acontece com você, enquanto você faz planos pra ela...”.
(John Lennon)
Ano-novo, vida nova, novos planos...
Começar uma dieta, arrumar um emprego, me dedicar mais ao estudo da língua russa (deixada pra trás por preguiça...), voltar a malhar, voltar pra dança do ventre, esquecer o passado, resolver todas as pendências acumuladas por anos...
No dia 1º de Janeiro, minha amiga (que é toda cronometrada!) me perguntou durante o almoço, o que faríamos depois.
E eu, a princípio, me deixei levar por uma agenda de compromissos que havíamos acabado de criar e que se tornara inadiável.
Compromisso? Inadiável? Algo que há minutos atrás nem existia?
Enquanto isso, na minha frente uma deliciosa bacalhoada! E, ao pensar no próximo minuto, o sabor único do meu momento com a bacalhoada perdia-se na lembrança que talvez ficaria.
Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa) dizia que comer uma maçã era simplesmente comer uma maçã!
Aproveitar o momento! Não estar à frente, quando se tem o agora pra viver, sentir, perceber...E “comer”! Carpe Diem!
Nesta “virada de ano” parei de me preocupar!
Parei de fazer planos, pois eles quando fracassados nos fazem sentir derrotados. Deixei “a vida me levar” para onde ela quiser ir...
E estou no meu momento! Eu simplesmente vivo! E, olha que tem seu efeito! Minha ansiedade foi embora, meu medo do amanhã também! As coisas têm acontecido!
As pessoas me perguntam: “Quais são seus planos para 2006?” E eu digo que “é não correr atrás das borboletas, mais cuidar do meu jardim para que elas venham até mim”. Este pensamento de Mário Quintana tem me feito pensar e mudar.
Sim, algumas frases se perdem no tempo. Outras ficam em nós e, sem saber como, acabam fazendo parte do nosso ser. Aproveite cada uma. Esta, no momento, era exatamente o que eu precisava ouvir! (Este assunto vai ser postado mais vezes!) A vida é o que acontece AGORA! Não o segundo depois, ou o amanhã! AGORA! Esta é a palavra chave!
Querem saber meus os meus planos pra 2006?
VIVER!
Cuidando sempre do meu jardim!
Assinar:
Postagens (Atom)